sexta-feira, 3 de junho de 2011

O ARQUIPELAGO DO MARAJO EM FOCO

30º Festival do Camarão de Muaná

No periodo de 2 a 5 de junho, a cidade de Muaná, aqui na ilha do Marajó estará realizando a 30ª edição do Festival do Camarão. O evento tem uma tradição já reconhecida pelo povo do Marajó e festeja um dos principais atrativos da culinária e da cultura da região dos furos marajoara.

O público do festival vem de várias partes do estado
Dentre as atrações do festival, destaque para a culinária a base de camarão, claro, com muitas iguarias encontradas somente nesta região. Eles ousam usar o camarãode das formas mais curiosas. no prato. O esporte regional tem destaque no evento com a tradicional luta marajoara. Muito comum na região dos campos e criando adeptos na região dos furos.
Mas o forte mesmo são as atraçõess musicais que apresentam-se no super palco armado na Prça do Camarão. Muito carimbó, lundu, guitarradas, melody, MPB e o inovador Arrastão do Camarão que, desde o ano passado contagiou os participantes do festival com o carnaval fora de época.
Vale a pena se agendar para visitar Muaná e curtir mais um ano do Festival do Camarão. Aguarde aqui, a divulgação das atrações musicais.
Por: Dario Pedrosa

Ladrão de gado é preso em Cachoeira do Ararí

Por: Dário Pedrosa

Policiais civis e militares cumpriram, neste final de semana, mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça contra José Leandro da Conceição Pereira, de apelido “Baby”‘, acusado de integrar uma quadrilha de ladrões de gado, que atua em municípios da ilha do Marajó. Ele foi encontrado em uma casa, no bairro do Choque, em Cachoeira do Arari.
No momento da abordagem policial ele correu em direção aos fundos da casa, para tentar fugir pelo rio Arari. No entanto, os policiais conseguiram alcançá-lo nos fundos de outra residência próxima do local. De acordo com a equipe da Polícia Civil, formada pelos policiais civis Edelvan e Rayden, sob comando do delegado Luciano Guimarães, “Baby” agia juntamente com outros ladrões nos campos do Marajó. Com ordem de prisão decretada, ele estava foragido da justiça.
A ação policial contou com a parceria da Polícia Militar por meio dos cabos PM Nascimento e Novaes, sob o comando do sargento Uchôa. José Leandro agora ficará recolhido à disposição da Justiça para responder pelos crimes.

Justiça e paz em Salvaterra

Será nesta quinta feira, 05 de maio que a Comissão de Justiça e Paz da CNBB, em Salvaterra, estará reunindo-se com estudantes e professores do município para falar de Direitos Humanos.
A ação faz parte de uma ampla campanha que visa disseminar entre os moradores a “cultura de paz”, como forma de combater a criminalidade e a corrupção, onde a sociedade reune-se em torno do ideal de defender os injustiçados e desprotegidos pelo sistema, com destaque para crianças e idosos.
Será a partir das 16h, no salão paroquial da cidade, com a disponibilidade de ônibus passando por cada escola para apanhar os alunos, escolhidos dois por turma, em cada uma das escolas.
Devem participar do evento o Superintendente de Policia Civil dos Campos, Delegado Arilson Caetano e a Promotora de Justiça, Renata Campos.
Acompanhe a programação do evento:
15:00h – Inicio do deslocamento dos alunos, das escolas para o Salão Paroquial(ônibus).
16:00h -  Abertura do encontro -  Marília do Carmo – Coordenadora da CJP-Salvaterra
1ª Palestra – Direitos Humanos: Por uma cultura de paz – Dário Pedrosa CJP-Salvaterra
Vídeo: Canal Futura(exploração sexual)       -          Carimbó
2ª Palestra – A atuação do Conselho Tutelar em Salvaterra – Amarilda dos Santos – Coordenadora do Conselho Tutelar de Salvaterra
Vídeo – Canal Futura(abuso sexual)         -        Carimbó
3ª Palestra – O papel do Ministério Público na Sociedade – Renata Fonseca de Campos – Promotora de Justiça de Salvaterra
Vídeo – Canal Futura(turismo sexual)
4ª Palestra – O papel da Polícia Civil na Sociedade  – Arilson Caetano – Superintendente de Policia Civil dos Campos do Marajó
Debate com a plenária
Encerramento: Apresentação de teatro – Marajoarte
Por: Dário Pedrosa.

Marajó começa a receber energia de tucurui.


Neste sábado o arquipélago do Marajó começa a ver como realidade a chegada da energia elétrica através do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque começa a ser energizado parte do novo Linhão de Transmissão (LT) que levará o serviço à região. As primeiras subestações a serem atendidas pelo LT do Marajó são de Tucuruí e Cametá, nos respectivos município, assim como a de Parada do Bento, em Baião. A etapa é parte integrante da primeira fase da obra e tem desligamentos programados nos horários de 6h às 7h em Tucuruí e 6h às 12h em Cametá, para realizar a integração.
Logo após esta etapa, outros municípios serão beneficiados até mesmo com uma melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica. É que a atual linha de transmissão de 69kV, existente em Cametá, será trocada por uma de 138kV, visando o atendimento com melhor qualidade. “A expectativa é que no dia 02 de maio também seja interligado o município de Portel. Em julho será a vez de Breves, que já tem a subestação finalizada e aguardando o término da linha de distribuição”, adianta Patrícia Bernardi, coordenadora de obras do Setor de Transmissão da Celpa.
Um dos trechos do linhão abrindo caminho
ETAPAS – O projeto de integração do Arquipélago do Marajó ao Sistema Interligado Nacional está dividido em duas etapas. No segundo semestre deste ano a primeira fase será concluída, com a integração dos municípios de Portel a Melgaço e Curralinho e Breves a Bagre. Na segunda etapa, ainda em fase de projeto, serão desativadas as usinas de Anajás, Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Muaná e São Sebastião da Boa Vista.
BENEFÍCIOS – Mas os benefícios da obra não são somente para os moradores do arquipélago do Marajó. Com a interligação será reduzida a utilização de dieselétricas. As vantagens vão desde as questões ambientais até a redução de encargos em cobranças na conta de energia.
Um deles é o recolhimento da Conta de Consumo de Combustíveis, regulado pela Aneel e que tem os recursos voltados justamente para os serviços de Sistemas Isolados, como em Fernando de Noronha, por exemplo.(ASCOM-Rede Celpa)
Fonte Dario Pedrosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário