terça-feira, 10 de maio de 2011

Marajó começa a receber energia de tucurui.


Neste sábado o arquipélago do Marajó começa a ver como realidade a chegada da energia elétrica através do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque começa a ser energizado parte do novo Linhão de Transmissão (LT) que levará o serviço à região. As primeiras subestações a serem atendidas pelo LT do Marajó são de Tucuruí e Cametá, nos respectivos município, assim como a de Parada do Bento, em Baião. A etapa é parte integrante da primeira fase da obra e tem desligamentos programados nos horários de 6h às 7h em Tucuruí e 6h às 12h em Cametá, para realizar a integração.
Logo após esta etapa, outros municípios serão beneficiados até mesmo com uma melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica. É que a atual linha de transmissão de 69kV, existente em Cametá, será trocada por uma de 138kV, visando o atendimento com melhor qualidade. “A expectativa é que no dia 02 de maio também seja interligado o município de Portel. Em julho será a vez de Breves, que já tem a subestação finalizada e aguardando o término da linha de distribuição”, adianta Patrícia Bernardi, coordenadora de obras do Setor de Transmissão da Celpa.
Um dos trechos do linhão abrindo caminho
ETAPAS – O projeto de integração do Arquipélago do Marajó ao Sistema Interligado Nacional está dividido em duas etapas. No segundo semestre deste ano a primeira fase será concluída, com a integração dos municípios de Portel a Melgaço e Curralinho e Breves a Bagre. Na segunda etapa, ainda em fase de projeto, serão desativadas as usinas de Anajás, Afuá, Chaves, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Muaná e São Sebastião da Boa Vista.
BENEFÍCIOS – Mas os benefícios da obra não são somente para os moradores do arquipélago do Marajó. Com a interligação será reduzida a utilização de dieselétricas. As vantagens vão desde as questões ambientais até a redução de encargos em cobranças na conta de energia.
Um deles é o recolhimento da Conta de Consumo de Combustíveis, regulado pela Aneel e que tem os recursos voltados justamente para os serviços de Sistemas Isolados, como em Fernando de Noronha, por exemplo.(ASCOM-Rede Celpa)
Fonte Dario Pedrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário